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Ajustando à Mudança / Transições de Vida

Noiva feliz passando por confeteAjustando para mudar pode ser difícil, até mesmo positivo transições de vida tendem a causar alguns estresse . Ao longo da vida, uma pessoa pode esperar experimentar uma quantidade significativa de mudanças. Algumas dessas mudanças, como casamentos , nascimentos e novos empregos são geralmente positivos, embora possam ser acompanhados por seus próprios fatores estressantes. Outras transições importantes da vida, como mudança, aposentadoria ou entrada no “ ninho vazio ”Fase da vida pode causar uma quantidade significativa de estresse.

Aqueles que têm dificuldade em lidar com as transições da vida podem achar útil fale com um terapeuta a fim de se tornarem mais capazes de se ajustar às mudanças que eles não podem controlar.

Como a mudança pode ser benéfica?

Certas mudanças, como entrar na escola, começar um novo emprego ou começar uma família, muitas vezes podem ser estimulantes, mesmo quando causam algum estresse, porque geralmente são consideradas mudanças positivas. Muitas pessoas anseiam por obter um diploma, crescer na área de sua escolha ou ter um lar e uma família.

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Busca Avançada Mudanças, e especialmente mudanças difíceis, podem influenciar o crescimento pessoal, e lidar com uma mudança com sucesso pode deixar a pessoa mais forte, mais confiante e mais bem preparada para o que vem a seguir na vida. Em outras palavras, mesmo aquelas mudanças que não são esperadas nem desejadas podem ainda produzir algum resultado benéfico.

A mudança pode encorajar o desenvolvimento de habilidades ou conhecimentos e também pode trazer uma maior consciência de uma condição ou grupo. Por exemplo, a família de uma pessoa diagnosticada com esquizofrenia pode se tornar mais ciente das condições graves de saúde mental e seus efeitos. Ou os pais de uma criança que se apresenta como gay podem se interessar por Problemas LGBTQIA e direitos iguais e trabalho para aumentar a conscientização. A mudança também pode deixar claro o que é importante na vida de uma pessoa e permitir uma maior autodescoberta e autoconsciência.

O Inventário de Estresse Holmes-Rahe

Em 1967, Thomas Holmes e Richard Rahe desenvolveram um escala de avaliação de reajuste social que foi projetado para aproximar aproximadamente a probabilidade de uma pessoa de uma doença futura com base em seu nível de estresse. A escala é uma lista de eventos estressantes comuns, tanto positivos quanto negativos, aos quais é atribuído um valor numérico de 'unidades de mudança de vida'. Por exemplo, o casamento, a base de comparação, recebeu 50 unidades transformadoras de vida. Alguns outros eventos da escala incluem a morte do cônjuge, que tem o valor de 100 unidades transformadoras de vida, a demissão (47) e a revisão de hábitos pessoais (24).

A escala foi desenvolvida e validada por indivíduos do sexo masculino, mas dados de indivíduos do sexo masculino e feminino em populações interculturais forneceram resultados bastante úteis e mostraram correlações entre eventos estressantes e problemas de saúde, como ataques cardíacos, complicações na gravidez, diabetes e doenças ossos, bem como dificuldades não médicas, como mau desempenho na escola ou no trabalho.

Como as respostas ao estresse podem variar muito entre os indivíduos, a escala se destina a ser apenas uma estimativa das maneiras como o estresse pode afetar a vida, não uma ferramenta de previsão.

Lidando com a Mudança

Pai beijando seu bebê recém-nascidoComo a mudança pode causar estresse, ela pode afetar a vida diária de uma pessoa. Uma pessoa que enfrenta uma grande mudança pode, por exemplo, experimentar depressão , ansiedade , ou fadiga; tem dores de cabeça; desenvolve dificuldade em dormir ou comendo bem; ou abusar de drogas e álcool. Os sintomas persistentes de estresse podem melhorar com o tratamento na terapia, mas um indivíduo também pode ser capaz de prevenir alguns desses sintomas:

  • Pesquisando uma mudança futura. Freqüentemente, o estresse pode surgir do medo do desconhecido. Quando alguém está bem informado sobre uma mudança, pode ser mais fácil enfrentar.
  • Cuidar da saúde física e mental. Ter mente e corpo saudáveis ​​pode tornar mais fácil lidar com as mudanças na vida. Dormir bem, fazer exercícios e comer alimentos nutritivos regularmente podem ser benéficos para melhorar a saúde física e mental.
  • Tomando tempo para relaxar . Manter a calma apesar do estresse pode ser mais fácil quando a vida é bem ajustada e inclui tempo para lazer e trabalho.
  • Limitando a mudança. Pode ser útil evitar fazer uma grande mudança imediatamente após outra mudança. Geralmente, o ajuste a uma mudança leva algum tempo, e fazer várias alterações de uma vez, mesmo as menores, pode não permitir tempo suficiente para um período de ajuste adequado, o que pode causar estresse.
  • Discutir quaisquer dificuldades de adaptação com outra pessoa. Os membros da família podem ajudar alguém a se adaptar à mudança, mas a ajuda profissional também pode beneficiar aqueles que estão passando por dificuldades ou estresse como resultado das mudanças na vida.

Desordem de Ajustamento

Um diagnóstico de transtorno de ajustamento pode ocorrer quando um grande estresse ou mudança de vida perturba os mecanismos normais de enfrentamento e torna difícil ou impossível para uma pessoa lidar com novas circunstâncias. De acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico , os sintomas desta condição tendem a começar dentro de três meses após o estresse ou mudança e muitas vezes incluem um humor deprimido ou ansioso, mudanças nos hábitos diários, sentimentos de estresse opressor e pânico , dificuldade para aproveitar as atividades e mudanças no sono ou na alimentação. Por exemplo, um homem cuja esposa morreu repentinamente pode ficar ansioso e entrar em pânico ao tentar lidar com sua nova situação, tendo dificuldade para fazer suas caminhadas diárias típicas ou preparar refeições.

Esta condição também pode levar um indivíduo a se envolver em um comportamento imprudente ou perigoso, evitar a família e amigos, ou ter pensamentos sobre suicídio . Um transtorno de ajustamento diagnosticado geralmente indica que uma pessoa está passando por mais turbulência emocional do que outras que enfrentam a mesma situação. Por exemplo, uma jovem que chora com frequência após a morte de sua mãe provavelmente está passando pela angústia típica da grande mudança de vida que ela experimentou, mas um homem que sai do emprego e para de falar com os filhos após a morte da esposa pode estar experimentando uma quantidade significativa de dificuldade para se ajustar à mudança de situação.

Terapia para Mudança

Homem na ponteNão existe um tratamento específico para se ajustar às mudanças, mas várias táticas diferentes podem ser úteis. Conversar sobre mudanças na vida com um terapeuta, como um casamento, a morte de um membro da família , a perda de um emprego ou a aproximação da meia-idade podem ser úteis para alguns. Qualquer tipo de terapia provavelmente será bem adequado para ajudar uma pessoa a enfrentar mudanças dramáticas na vida.

Quando as mudanças na vida se mostram difíceis e levam ao estresse, ansiedade ou depressão, o terapeuta também pode ajudar a tratar esses problemas e a explorar estratégias de enfrentamento. Quando as pessoas sabem que não lidam bem com as mudanças, pode ser justificado falar com um terapeuta antes que ocorram quaisquer mudanças significativas na vida. Dessa forma, pode-se preparar-se para as mudanças e tornar-se mais capazes de enfrentá-las no futuro, mesmo sem o conhecimento prévio das possíveis mudanças.

Grupos de apoio e Terapia de Grupo sessões também podem beneficiar alguns indivíduos que experimentaram um tipo específico de mudança, como um doença ou deficiência que altera a vida ou um divórcio .

Exemplos de caso

  • Adaptação à vida após a morte de um dos pais: Min, 22, está ansioso com procurando um emprego e desenvolver-se como indivíduo após se formar na faculdade. A transição é dificultada pela recente perda do pai de Min, que morreu de Câncer o ano passado. Falar sobre sentimentos na terapia é difícil para Min, mas fazer isso começa imediatamente a ajudar Min a se sentir melhor. Na terapia, Min é capaz de delinear os objetivos da vida, identificar um sistema de apoio e discutir as crenças espirituais com as quais Min foi criado e ainda sente culpa por rejeitar. O terapeuta também ajuda Min normalizar sentimentos de medo sobre o futuro, pelo qual Min inicialmente sentiu envergonhado . Min ainda não se sente pronto para se comprometer com uma carreira para toda a vida, e o terapeuta valida esse desejo de primeiro explorar as muitas possibilidades da vida antes de procurar um emprego de longo prazo.
  • Ajustando-se à saída de um irmão: Jenna, 22, está em processo de transição de homem para mulher e decidiu contar à família que começará a tomar hormônios. A irmã mais nova de Jenna, Emily, 18, não se surpreende com a notícia, pois sabe que Jenna costuma pedir emprestado suas roupas e maquiagem para se desgastar, mas ainda tem alguma dificuldade em entender a necessidade de Jenna de alterar fisicamente seu corpo e pensar em Jenna como uma mulher em vez de masculino. No entanto, Emily quer apoiar sua irmã, e ela tenta usar consistentemente o nome escolhido por Jenna e os pronomes corretos, começa a pensar em Jenna como sua irmã mais velha e corrige seus pais quando eles se referem a Jenna incorretamente. Os pais de Emily não rejeitam Jenna, mas também lutam para ser aceitos, e isso coloca Emily um pouco de estresse. A convite de Jenna, Emily a acompanha a uma sessão de aconselhamento, onde o terapeuta incentiva Emily a fazer qualquer pergunta ou discutir qualquer estresse que ela possa estar sentindo. Emily admite sua relutância em falar sobre Jenna com seus amigos e seu medo de acompanhar Jenna a lugares públicos que podem não ser tão aceitáveis. A terapeuta dá a Emily alguns recursos sobre o combate à transfobia e incentiva as irmãs a discutirem medidas de segurança juntas. Eles também discutem maneiras de promover a aceitação de seus pais.
  • Buscando aconselhamento para se preparar para uma criança: Thom, 38, e Akemi, 36, estão casados ​​há seis anos e agora estão começando uma família. Embora os dois estejam animados com a chegada do filho, eles percebem que um bebê terá um impacto em suas vidas, então eles começam a se encontrar com um terapeuta para se preparar para a mudança. Na terapia, eles discutem os efeitos que paternidade terão nas horas de lazer, atividades românticas, finanças , e carreiras. O terapeuta também os incentiva a discutir suas idéias e abordagens individuais sobre a criação dos filhos, para que possam resolver quaisquer áreas de desacordo. Depois de algumas sessões, os dois se sentem melhor preparados para se tornarem pais e decidem, como casal, participar de sessões de terapia semestrais para discutir quaisquer áreas de preocupação que possam ter.

Referências:

  1. Lidando com a mudança. (n.d.). Ceridian Corporation . Obtido em http://mil.ccs.k12.nc.us/files/2012/06/Coping-With-Change.pdf
  2. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. (5ª ed.). (2013). Washington, D.C .: American Psychiatric Association.
  3. Holmes, T., & Rahe, R. (1967). A escala de avaliação do reajuste social. Journal of Psychosomatic Research, onze (2), 213-221.
  4. Equipe da Clínica Mayo. (2011, 17 de março). Transtorno de adaptação. clínica Mayo . Obtido em http://www.mayoclinic.com/health/adjustment-disorders/DS00584/DSECTION=symptoms.
  5. A escala de avaliação de reajustamento social. (n.d.). Obtido em http://www.emotionalcompetency.com/srrs.htm