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Compaixão

Homem idoso e mulher sentados juntosCompaixão é sentir simpatia pela dor ou angústia de outra pessoa combinada com o desejo de acalmar o sofrimento dessa pessoa. Nascido de empatia , os sentimentos de compaixão - sejam sentidos por si mesmo ou pelos outros - provavelmente melhorarão a qualidade e a profundidade dos relacionamentos e da experiência de vida em geral. Se alguém age de acordo com seus sentimentos de compaixão, é uma escolha. Alguns terapeutas, pesquisadores e tradições espirituais defendem que uma vida profundamente compassiva traz felicidade e realização verdadeiras.

Cultivando Compaixão

“Se você quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão.' –Dalai Lama

A busca de felicidade é um esforço humano compartilhado e as pessoas alcançam vários graus de felicidade de várias maneiras. Alguns o encontram na gratificação instantânea e nos prazeres materiais; outros o encontram na prática espiritual e na contemplação. Outros ainda o encontram em relacionamentos íntimos ou laços familiares, nas artes criativas, em viagens e exploração e / ou nas escolhas de carreira. Muitas tradições espirituais, particularmente a filosofia budista, insistem que a “felicidade verdadeira e duradoura” só é possível através do cultivo da compaixão - para si mesmo e para os outros (Babauta, 2007).

Então, como cultivar compaixão?

Algumas pessoas podem sentir compaixão mais prontamente do que outras; talvez sejam tipos altamente sensíveis ou empáticos por natureza ou tenham praticado para desenvolver essa habilidade. Aqueles que não se sentem inatamente inclinados a sentir compaixão por si mesmos ou pelos outros podem ter que trabalhar um pouco mais para desenvolvê-la. Isso requer pisar fora de um psique individual e no espaço psíquico e emocional compartilhado, o que pode ser desafiador para alguns.

Um ritual diário de reconhecimento e aceitação de pensamentos e sentimentos pessoais é um bom ponto de partida. Idealmente, isso levará a um sentimento mais profundo de aceitação e auto compaixão , o que, por sua vez, inspirará uma maior consciência empática. Dentro Um guia para cultivar compaixão em sua vida, com 7 práticas , Leo Babauta (2007) incentiva a prática de reconhecer que cada um de nós tem uma “história de vida” com seus altos, baixos e imperfeições, e que todos experimentam dor e sofrimento. Levar em consideração que o desejo de permanecer livre de dor e sofrimento é uma experiência amplamente compartilhada também pode ajudar a desenvolver sentimentos de compaixão pelos outros.

O papel da compaixão na terapia

O surgimento de terapias que enfatizam a importância da compaixão está crescendo. Pessoas que praticam compaixão são conhecidas por experimentar menos estresse e mais relaxamento (Babauta, 2007). Compreensivelmente, isso é útil na terapia, já que ansiedade, estresse e depressão são alguns dos motivos mais comuns pelas quais as pessoas procuram a ajuda de um terapeuta.

Dependendo dos motivos de uma pessoa para buscar terapia, seu terapeuta pode escolher se concentrar no desenvolvimento da autocompaixão. A filosofia budista diz que a autocompaixão é essencial para verdadeiramente amar e cuidar de si mesmo, e sem amor genuíno por si mesmo, é quase impossível amar, cuidar e sentir profundamente por outra pessoa - muito menos agir em seu nome. Independentemente disso, muitas pessoas acham mais fácil sentir compaixão por outra pessoa do que por si mesmas, especialmente se o “outro” for uma pessoa amada, como um filho, parceiro íntimo, amigo próximo ou animal de estimação (Germer e Siegel, 2012). No entanto, permanece o fato de que, sem amor-próprio e aceitação, uma pessoa pode passar pelo processo de cuidar de outra enquanto negligencia suas próprias necessidades, e isso acabará por levar ao esgotamento.

Conforme detalhado em Christopher K. Germer e Ronald D. Siegel's Sabedoria e compaixão na psicoterapia: aprofundando a atenção plena na prática clínica (2012), “cultivar um relacionamento mais compassivo consigo mesmo e com os outros” é considerado um componente integral do movimento da atenção plena na terapia. Os autores também observam que a compaixão está no centro dos principais ensinamentos religiosos do mundo; a mensagem geral de “faça aos outros o que você teria feito a si mesmo” foi expressa em várias palavras por Confúcio, Muhammad, Jesus, Krishna e o Buda.

Também é importante que o terapeuta sinta compaixão por seus clientes. Sem uma noção de onde uma pessoa está emocionalmente, pode ser difícil avaliar como realmente ajudá-la a se curar e se recuperar. A compaixão é um elemento essencial nos conceitos terapêuticos de empatia, aceitação e consideração positiva incondicional .

Referências:

  1. Babauta, L. (2007, 4 de junho). Um guia para cultivar a compaixão em sua vida, com 7 práticas. ZenHabits.net. Obtido em http://zenhabits.net/a-guide-to-cultivating-compassion-in-your-life-with-7-practices/
  2. CompassionateMind.net. Terapia com foco na compaixão. Obtido em http://www.compassionatemind.net/Cultivating_Compassion.php
  3. Germer, C. K. e Siegel, R. D. (2012). Sabedoria e compaixão em psicoterapia: aprofundando a atenção plena na prática clínica. New York, NY: Guilford Press.