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Felicidade

criança FelizFelicidade é um estado de bem-estar generalizado associado a sentimentos de prazer, alegria e satisfação.

O que é felicidade?

Filósofos, clérigos, profissionais de saúde mental e muitos outros têm debatido o significado da felicidade por gerações, e felicidade é um conceito altamente subjetivo. Embora a felicidade às vezes seja usada alternadamente com alegria, prazer ou alegria para denotar um emoção , felicidade é mais comumente usada para se referir a sentimentos de bem-estar e satisfação de longo prazo. Felicidade não significa necessariamente liberdade de sofrimento, estresse , ou emoções negativas. Em vez disso, a felicidade indica satisfação geral e uma tendência de ver a vida como boa, significativa e realizada. Alguns critérios comuns a muitas definições de felicidade incluem:

  • Sentir-se satisfeito com a direção que sua vida está tomando
  • Ter a si mesmo em alta consideração e ser perdoando de seus erros e falhas
  • Encontrar satisfação em prazeres simples e em relacionamentos
  • Ter várias áreas de realização na vida
  • Tendo uma disposição otimista e tendendo a ver o copo meio cheio
  • Vendo os reveses como oportunidades de crescimento
  • Assumir a responsabilidade pela própria satisfação em vez de permitir que as emoções sejam manipuladas por forças externas.

A Ciência da Felicidade

Os pesquisadores estão cada vez mais interessados ​​na ciência da felicidade, especialmente com o advento da psicologia positiva - um campo da psicologia que se concentra na felicidade, no bem-estar e na valorização dos pontos fortes das pessoas. Há algumas evidências de que as pessoas podem nascer com um “ponto definido” de felicidade que afeta suas reações às circunstâncias da vida. No entanto, a terapia, a mudança de hábitos e a reformulação dos pensamentos podem ajudar a alterar esse ponto de ajuste da felicidade e permitir que as pessoas sejam mais felizes.

A maioria das pesquisas indica que a felicidade não depende de bens materiais ou mesmo de sucesso. Vários estudos mostraram que, depois que as pessoas têm dinheiro suficiente para cobrir as necessidades básicas, o dinheiro não afeta mais a felicidade. Da mesma forma, pessoas muito bem-sucedidas ou respeitadas não são necessariamente mais felizes do que outras; felicidade parece ser a combinação de personalidade traços como otimismo e hábitos que aumentam a felicidade, como passar tempo com entes queridos.

Dicas para cultivar a felicidade

  • Tenha um senso de propósito. Ter objetivos e persegui-los com propósito é uma das principais maneiras de aumentar a felicidade. Psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi propõe que um estado de felicidade e contentamento é melhor alcançado imergindo-se em experiências desafiadoras e habitando um estado de 'fluxo'. Canalizar a atenção mental para atividades desafiadoras pode ser mais gratificante do que atividades de lazer, como assistir TV ou navegar na Internet.

    Hábitos altamente eficazes de pessoas felizes f-bornesdeaguiar.pt Infographic

    Clique para ampliar.

  • Mantenha relacionamentos saudáveis. Os seres humanos estão programados para conexão. Ter relacionamentos interpessoais fortes com pessoas positivas é um fator importante para manter o bem-estar emocional e mental. Além disso, reconhecer quando certos relacionamentos estão tendo um impacto negativo no bem-estar de alguém e tomar medidas para corrigi-lo pode melhorar muito os sentimentos de felicidade.
  • Viva no momento presente. Gastar muito tempo ruminando sobre o passado ou focando no futuro pode contribuir para a ansiedade e a insatisfação geral. Os ensinamentos da atenção plena incentivam as pessoas a se concentrarem no aqui e agora, a fim de saborear a riqueza da experiência humana.
  • Pratique a gratidão. Ser grato, mesmo por pequenas coisas, pode ajudar a melhorar significativamente o humor. Muitas pessoas praticam gratidão repetindo mantras de agradecimento, mantendo um diário de gratidão ou expressando gratidão para com os outros diariamente.
  • Obtenha suporte quando precisar. Se você está se sentindo oprimido, melancólico, excessivamente estressado ou atolado continuamente por outras emoções difíceis, pode ser necessário pedir ajuda. Para pessoas que lidam com uma condição de saúde mental, como depressão , pode ser especialmente difícil experimentar sentimentos de felicidade. A ajuda pode vir na forma de grupos de apoio, médicos treinados em saúde mental, médicos e / ou sua própria rede social.

Referências:

  1. Klein, S. (2006). A ciência da felicidade: como nossos cérebros nos fazem felizes e o que podemos fazer para ficar mais felizes . New York, NY: Marlowe.
  2. Luscombe, B. (2010, 6 de setembro). Precisamos de $ 75.000 por ano para ser feliz? Tempo. Obtido em http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,2019628,00.htm
  • Mackie

    21 de outubro de 2018 às 6h17

    muito prestativo obrigado

  • Russ

    16 de dezembro de 2018 às 12h07

    Psicologia positiva e lidar com o luto são tarefas que devemos enfrentar várias vezes em nossas vidas. A psicologia positiva pode ser útil para aqueles que estão sofrendo.