Aprenda Sobre A Terapia

Intervenções baseadas na atenção plena

Silhueta de uma pessoa pulando perto do oceanoIntervenções baseadas em atenção plena , abordagens terapêuticas alicerçadas na atenção plena promovem a prática como parte importante da boa saúde física e mental. Mredução de estresse baseada em indfulness, terapia cognitiva baseada em atenção plena (MBCT) , terapia comportamental dialetal ( DBT ) , e terapia de aceitação e compromisso (ACT) são algumas intervenções baseadas na atenção plena atualmente utilizadas na terapia.

Projetadopara deliberadamente focar a atenção de uma pessoa na experiência presente de uma forma que não faça julgamentos, intervenções baseadas na atenção plena, sejam oferecidas individualmente ou em um ambiente de grupo, podem oferecer benefícios para pessoas procurando terapia para qualquer número de preocupações.

O que é atenção plena?

No momento, não existe uma definição universalmente aceita para 'atenção plena'. O termo tem se mostrado difícil de definir devido a crenças diferentes sobre o que é exatamente atenção plena, opiniões divergentes sobre como alcançar atenção plena, visões variadas sobre o propósito da atenção plena e o desafio de descrever o conceito usando terminologia médica e psicológica.

Encontre um terapeuta

Busca Avançada Stodas as idéias gerais estão associadas ao conceito de atenção plena. A atenção plena pode ser fundamentalmente entendida como o estado em que a pessoa se torna mais consciente de sua condição física, mental e emocional no momento presente, sem nos tornarmos críticos. Os indivíduos podem ser capazes de prestar atenção a uma variedade de experiências, como sensações corporais,cognições, e sentimentos, e aceitá-los sem ser influenciado por eles. Acredita-se que as práticas de atenção plena podem ajudar as pessoas a controlar melhor seus pensamentos, em vez de serem controladas por elas.

Além de sua popularidade crescente nos campos da saúde física e mental, as abordagens da atenção plena também estão sendo utilizadas em várias outras áreas: Nos Estados Unidos, os exercícios da atenção plena são frequentemente empregados em escolas, negócios, indústria do entretenimento e militares.

O uso da atenção plena na terapia

No mundo ocidental, as intervenções baseadas na atenção plena estão se tornando métodos amplamente aceitos para lidar com os sintomas associados a muitos desafios comuns de saúde mental e / ou preocupações emocionais. As abordagens da atenção plena têm suas raízes em antigas tradições budistas, comoVipassanae meditações Zen.

Atualmente, existem quatro modelos de terapia reconhecidos que incorporam práticas de atenção plena:

  • NoDécada de 1970, Jon Kabat-Zinn , o fundador da redução do estresse baseada na atenção plenaprograma, foi um dos primeiros indivíduos a tentar integrar os princípios budistas de atenção plena em seu trabalho na ciência e na medicina.
  • Também na década de 1970, Marsha Linehan desenvolvidoDBTcom a ajuda de certas influências espirituais ocidentais e orientais.
  • ACT, que foi introduzido no finalDécada de 1980por Steven Hayes, Kelly Wilson e KirkStrosahl,também incorpora idéias e técnicas orientais.
  • No início do21ºséculo, Zindel Segal , Mark Williams , e John Teasdale construído sobreKabat-Zinn'strabalhar para desenvolver MBCT.

Embora todas essas abordagens envolvam técnicas de atenção plena, existem pequenas diferenças entre cada modalidade. MBSR e MBCT ensinam ativamente a atenção plena meditação , mas MBCT também integra técnicas de terapia cognitivo-comportamental como parte do tratamento. DBT e ACT não ensinam mediação de atenção plena, mas, em vez disso, utilizam outros exercícios de atenção plena para promover a consciência e focalizar a atenção. Além disso, enquanto o MBSR e o MBCT se concentram no processo de desenvolvimento da atenção plena, bem como em quaisquer pensamentos associados, o DBT e o ACT se concentram principalmente nas cognições experimentadas durante o estado de atenção plena.

Técnicas de mindfulness usadas na terapia

As abordagens baseadas na atenção plena são mais comumente fornecidas por meio do uso da meditação da atenção plena, embora a atenção plena possa ser alcançada por meio de uma variedade de técnicas. Durante a meditação da atenção plena, o praticante normalmente orienta a pessoa ou pessoas em terapia para direcionar seu focono momento presente. Os participantes são treinados para detectar um fenômeno específico. Se os participantes perceberem que seus pensamentos estão se distanciando do presente, eles são encorajados a observar onde estão e o que estão fazendo antes de voltar a atenção para o momento presente, sem reagir ou se julgar. Os terapeutas podem ajudar aqueles em tratamento a compreender melhor e lidar com as emoções e sensações físicas associadas acognições.

Muitos tipos de mediação de atenção plena são praticados, dentro e fora dos ambientes clínicos. A meditação da atenção plena é uma técnica popular usada para alcançar a atenção plena, mas a atenção plena pode ser alcançada sem meditação.Uma vez que o conhecimento das práticas de atenção plena é desenvolvido, aqueles em tratamento são geralmente encorajados a integrar a atenção plena em suas vidas diárias,especialmente em ambientes não clínicos. A atenção plena pode ser especialmente importante durante experiências emocionalmente avassaladoras, pois a prática muitas vezes pode ajudar as pessoas a manter o senso de controle.

Movimentos suaves de ioga e meditação sentada, caminhando ou na montanha podem ser usados ​​em abordagens de atenção plena como uma forma de aumentar a consciência das sensações físicas. Pistas verbais ajudam a pessoa em terapia a manter a consciência demovimento, respiração e sensações ao longo de vários exercícios diferentes. Exercícios de respiração , meditações de varredura corporal e imaginação guiada também são frequentemente usados ​​em abordagens de atenção plena.Eventualmente, a pessoa em terapia é encorajada a praticar a atenção plena na vida diária. Essa continuação do processo terapêutico permite ao indivíduo observar, explorar e vivenciar a atenção plena em um ambiente não clínico e, posteriormente, examinar, na sessão, os efeitos e obstáculos encontrados na vida diária. As observações e exames combinados podem frequentemente se tornar um catalisador para a modificação do comportamento e do pensamento.

Como as intervenções baseadas na atenção plena podem ajudar?

A atenção plena é frequentemente incorporada a outras modalidades terapêuticas como parte de uma abordagem integrada ao tratamento. EMesmo pequenos pensamentos negativos podem se acumular e / ou espiralar fora de controle, levando a preocupações como depressão , ansiedade , e ideação suicida . Os profissionais de saúde mental perceberam, no entanto, que a atenção plena pode ser de grande benefício, pois pode permitir que as pessoas se tornem mais capazes de se separar de pensamentos, emoções e sensações corporais negativos que podem estar presentes, muitas vezes antes que se tornem muito opressores . Aqueles que são capazes de atingir esse estado de consciência podem achar mais fácil implementar outras estratégias terapêuticas para lidar com quaisquer cognições potencialmente prejudiciais a fim de prevenir efeitos negativos. Acredita-se que a prática regular da atenção plena ajuda a um maior insight psicológico e a cura emocional ao longo do tempo.

Intervenções baseadas em atenção plena, geralmente destinadas a aliviar os sintomas de estresse , problemas de saúde mental e dor física podem ser usados ​​para abordar e tratar uma variedade de sintomas e preocupações.

  • Redução do estresse com base na atenção plena muitas vezes pode ajudar as pessoas a lidar com o estresse, dor crônica , Câncer , ansiedade, depressão e outros problemas crônicos.
  • MBCT muitas vezes faz parte da abordagem para o tratamento de depressão recorrente, ansiedade, psicose , questões alimentares e alimentares, bipolar , ataques de pânico , déficit de atenção, hiperatividade e estresse pós-traumático, entre outros.
  • DBT é usado principalmente no tratamento de ideação suicida, personalidade borderline , automutilação, dependência de substância, questões alimentares e alimentares , depressão e PTSD.
  • AJA é uma abordagem frequentemente usada no tratamento de ansiedade, depressão, Dependência de substâncias , dor crônica, psicose e câncer.

Referências:

  1. Burke, C.A. (2010). Abordagens baseadas em mindfulness com crianças e adolescentes: uma revisão preliminar da pesquisa atual em um campo emergente. Journal of Child and Family Studies , 19, 133-144. DOI 10.1007 / s10826-009-9282-x. Obtido em http://www.mindfulschools.org/pdf/burke-child-adol.pdf
  2. Chiesa, A., & Malinowski, P. (2011). Abordagens baseadas na atenção plena: são todas iguais? Journal of Clinical Psychology , 67 (4), 404-424. doi: 10.1002 / jclp.20776. Obtido em http://www.pmalinowski.de/downloads/chiesa%26malinowski2011.pdf
  3. Hayes, S. (n.d.). Sobre o ACT. Obtido em https://contextualscience.org/about_act
  4. O que é DBT? (n.d.). Obtido em http://behavioraltech.org/resources/whatisdbt.cfm