Uma peça de rei dourada fica na frente de um espelho. Seu reflexo mostra uma pequena peça de peão.Auto estima é o grau em que alguém se sente confiante, valioso e digno de respeito. Ele existe em um continuum de alto a baixo. Onde a auto-estima de uma pessoa se enquadra neste espectro pode influenciar o seu bem-estar geral.

Pessoas com alta auto-estima geralmente se sentem bem consigo mesmas e com seu progresso na vida. Pessoas com baixa auto-estima muitas vezes sentem vergonha e duvidam de si mesmas. Freqüentemente, passam muito tempo se criticando. A baixa autoestima é um sintoma de vários problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

A baixa autoestima não é representada como seu próprio diagnóstico no APA's Manual de Diagnóstico e Estatística (DSM-V) . No entanto, seus sintomas e efeitos são muito reais. Pessoas que desejam melhorar sua autoestima podem obter ajuda de um terapeuta .

Reconhecendo a baixa autoestima

Encontre um terapeuta

Busca Avançada

A auto-estima baseia-se em crenças sobre si mesmo. Assim, pessoas com baixa autoestima tendem a ter uma opinião negativa de si mesmas. Eles podem se comparar aos outros e então se julgar inferiores.

As pessoas podem lidar com a baixa auto-estima de maneiras diferentes. De acordo com o Centro de Aconselhamento e Saúde Mental da Universidade do Texas em Austin, a baixa auto-estima geralmente se apresenta em um dos três padrões:

  1. Síndrome do Impostor: Uma pessoa usa realizações ou falsa confiança para mascarar suas inseguranças. Eles temem que o fracasso revele seu verdadeiro eu defeituoso. A pessoa pode usar perfeccionismo ou Procrastinação para lidar com essa ansiedade.
  2. Rebelião: Uma pessoa finge que não se importa com o que os outros pensam dela. Seus sentimentos de inferioridade podem se manifestar como raiva ou culpa. Eles podem agir desafiando a autoridade ou violando leis.
  3. Vitimização: Uma pessoa acredita que eles são desamparado diante dos desafios. Eles podem usar a autopiedade para evitar mudar sua situação. Freqüentemente, dependem de outras pessoas para salvá-los ou guiá-los.

Internamente, a falta de auto-estima muitas vezes se manifesta como autocrítica . Exemplos comuns de conversa interna negativa incluem:

  • Não há nada que eu realmente goste em mim.
  • Nunca vou me dar bem na escola ou no trabalho para ter sucesso.
  • Não sou digno de buscar coisas que me interessam.
  • Outras pessoas merecem mais felicidade.
  • Ninguém quer ouvir sobre minha vida ou os problemas que estou enfrentando.
  • É tudo minha culpa eu não consigo encontrar pessoas que são boas para mim. Boas pessoas não gostariam de estar comigo, de qualquer maneira.

Com o tempo, os pensamentos negativos podem se tornar tão frequentes que a pessoa os vê como um fato. Quando deixado em um loop, esse processo de pensamento pode ser muito prejudicial.

Efeitos da baixa autoestima

O ciclo de autocrítica pode minar a alegria de uma pessoa na vida. Eles podem parar de fazer hobbies de que gostavam por medo de serem julgados. Sentimentos de raiva, culpa ou tristeza podem impedi-los de desfrutar das atividades que experimentam. Algumas pessoas podem ter comportamentos autodestrutivos, como abusar de substâncias ou negligenciando a higiene.

Dúvida pode interferir na produtividade no trabalho ou na escola. Uma pessoa pode se preocupar tanto com a opinião dos outros que não se concentra na tarefa em mãos. Eles podem evitar assumir riscos ou fazer metas com a certeza de que irão falhar. Uma pessoa com baixa autoestima pode não ter resiliência diante de um desafio.

Problemas de auto-estima também podem afetar a vida social de uma pessoa. Alguém com baixa auto-estima pode acreditar que não é digno de amor. Eles podem tentar “ganhar” o amor dos outros e aceitar um tratamento negativo. Outros podem valentão e criticar os outros para compensar suas próprias inseguranças. O medo da rejeição pode impedir as pessoas de buscar relacionamentos em absoluto. Social isolamento pode alimentar ainda mais uma autoimagem negativa.

A baixa auto-estima pode contribuir para problemas de saúde mental. É especialmente comum entre pessoas com as seguintes preocupações:

Como a baixa autoestima se desenvolve

Uma jovem parece angustiada enquanto seus colegas sussurram ao fundoAlgumas pessoas desenvolvem baixa auto-estima na infância. Quando os adultos criticam duramente as crianças por seus erros, elas podem internalizar essas mensagens. Experiências adversas na infância , tal como abuso infantil ou bullying, também pode contribuir para a baixa autoestima.

Na idade adulta, qualquer experiência de vida desmoralizante pode reduzir a auto-estima. Perda de emprego, separações , e outras mudanças na vida podem causar medo ou dúvida. Esses sentimentos podem afetar a autoestima, a confiança e a resiliência de uma pessoa. Uma vez que esses fatores são comprometidos, a pessoa pode ficar mais propensa a desenvolver crenças negativas e padrões de fala interna.

Marginalização e Autoestima

Pessoas marginalizadas são aquelas que podem estar em maior risco de experimentar preconceito e discriminação . Esses maus-tratos podem ser baseados na religião, saúde, aparência ou muitos outros traços de alguém. A marginalização pode aumentar o risco de problemas de autoestima nas pessoas.

Fatores que podem influenciar a autoestima incluem:

  • Era: Pesquisas incluindo 48 países mostram que a auto-estima tende a aumentar da adolescência à meia-idade. Um estudo americano encontrou picos de autoestima por volta dos 60 anos. Entre os idosos com mais de 60 anos, a auto-estima diminui drasticamente à medida que as pessoas continuam envelhecimento . Mudanças na situação financeira e na saúde física podem ser responsáveis ​​por grande parte desse declínio.
  • Tipo de corpo: Crianças com sobrepeso ou obeso freqüentemente experimentam bullying. Esses jovens são mais propensos a experimentar baixa autoestima tanto durante a infância quanto mais tarde na vida. Eles também podem ter menos amigos durante a infância. O isolamento social também pode contribuir para a baixa autoestima.
  • Gênero: Em todas as culturas, mulheres tendem a relatar baixa autoestima do que os homens. Essa tendência parece ser mais pronunciada nas culturas ocidentais.
  • Estado de saúde mental: Um estudo de 2012 examinou a autoestima entre pessoas com diagnóstico de saúde mental. Humor, envolvimento com a comunidade e estereótipos positivos dentro do grupo foram associados a uma maior auto-estima. Pessoas que mantiveram suas condições em segredo ou se esforçaram para refutar o que é negativo estereótipos frequentemente tinha baixa auto-estima.
  • Raça e etnia: Um estudo de 2011 com alunos do ensino médio analisou as diferenças de autoestima entre raça e grupos étnicos . No estudo, os alunos ásio-americanos apresentaram os níveis mais baixos de autoestima. Estudantes hispânicos tiveram taxas um pouco mais altas, seguidos por estudantes brancos. Os alunos negros apresentaram os níveis de autoestima mais elevados. Esses pontos de dados correspondem aos resultados de estudos anteriores.
  • Status de minoria sexual / gênero: Estudantes que são lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros ou queer ( LGBTQ + ) são mais propensos a desenvolver baixa autoestima do que seus pares. O bullying é um grande contribuinte para os problemas de autoestima em crianças LGBTQ +. Para transgênero indivíduos, disforia de gênero também pode afetar fortemente a auto-estima.
  • Status socioeconômico: Um estudo de 2017 analisou a autoestima em alunos do ensino médio de famílias de baixa renda. Os alunos que acreditavam que a sociedade americana era “justa” eram mais propensos a ter baixa autoestima anos depois. A maioria dos alunos experimentou discriminação e desvantagens sistêmicas ao longo do ensino médio.

No entanto, nem todos em um grupo marginalizado terão baixa autoestima. Algumas pessoas podem atribuir menos valor aos domínios em que enfrentam barreiras sistêmicas. Por exemplo, uma pessoa de uma família de baixa renda pode não basear seu valor pessoal na posse de um carro luxuoso. Em vez disso, eles podem se concentrar no sucesso romântico ou preparação física.

Outras pessoas podem medir seu progresso apenas em comparação com os membros de seu próprio grupo. Eles podem atribuir reveses à discriminação em vez de falhas individuais. Essas estratégias podem oferecer um contrapeso aos efeitos da marginalização.

Independentemente dos fatores que contribuem para a baixa autoestima, o apoio está disponível. Um terapeuta pode ajudar um aborda as emoções subjacentes à baixa auto-estima. Com tempo e trabalho, é possível desenvolver uma relação saudável consigo mesmo.

Referências:

  1. Bleidorn, W., Arslan, R. C., Denissen, J. J., Rentfrow, P. J., Gebauer, J. E., Potter, J., & Gosling, S. D. (2016). Diferenças de idade e gênero na auto-estima - uma janela intercultural. Journal of Personality and Social Psychology, 111 (3), 396-410. http://psycnet.apa.org/record/2015-57061-001
  2. Crocker, J. e Major, B. (1989). Estigma social e auto-estima: as propriedades de autoproteção do estigma. Revisão psicológica, 96 (4), 608-630. Obtido em https://www.researchgate.net/publication/224012629_Social_Stigma_and_Self-Esteem_The_Self-Protective_Properties_of_Stigma
  3. Duru, E., & Balkis, M. (2014). Os papéis da tendência à procrastinação acadêmica nas relações entre dúvida, auto-estima e desempenho acadêmico. Educação e Ciência, 39 (173) Obtido em http://search.proquest.com/docview/1521720023?accountid=1229
  4. Galliher, R. V., Rostosky, S. S., & Hughes, H. K. (2004). Pertencimento escolar, auto-estima e sintomas depressivos em adolescentes: Um exame de sexo, status de atração sexual e urbanidade. Jornal da Juventude e Adolescência, 33 (3), 235-245. Obtido em https://link.springer.com/article/10.1023/B:JOYO.0000025322.11510.9d
  5. Acreditar que o sistema é justo prevê uma piora na auto-estima e no comportamento de jovens marginalizados. (2017, 19 de junho). NYU News Release . Obtido em https://www.nyu.edu/about/news-publications/news/2017/june/believing-the-system-is-fair-predicts-worsening-self-esteem-and-.html
  6. Como melhorar sua autoestima. (2016). Obtido em https://www.mind.org.uk/information-support/types-of-mental-health-problems/self-esteem/#.WsKdU5Pwbaa
  7. Ilic, M., Reinecke, J., Bohner, G., Rottgers, H. O., Beblo, T., Driessen, M., Frommberger, U., & Corrigan, P.W. (2012). Jornal Internacional de Psiquiatria Social, 58 (3), 246-257. Obtido em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21421640
  8. Orth, U., Trzesniewski, K. H., & Robins, R. W. (2010). Desenvolvimento da autoestima desde a idade adulta jovem até a velhice: um estudo longitudinal coorte sequencial. Journal of Personality and Social Psychology, 98 (4), 645-658. Obtido em http://psycnet.apa.org/fulltext/2010-05457-009.html
  9. Escala de Autoestima de Rosenberg. (n.d.) Obtido em http://www.wwnorton.com/college/psych/psychsci/media/rosenberg.htm
  10. Bachman, J. G., O’Malley, P. M., Freedman-Doan, P., Trzesniewski, K. H., & Donnellan, M. B. (2011.) Auto-estima do adolescente: Diferenças por raça / etnia, gênero e idade. Identidade Própria, 10 (4), 445-473. Obtido em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3263756/#__ffn_sectitle
  11. Auto estima. (2017). Melhor canal de saúde. Obtido em https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/self-esteem#lp-h-2
  12. Auto estima. (2017). Centro de Aconselhamento e Saúde Mental da Universidade do Texas em Austin. Obtido em https://cmhc.utexas.edu/selfesteem.html#7
  13. Strauss, R. S., & Pollack, H. A. (2003). Marginalização social de crianças com excesso de peso. Arquivos de Pediatria e Medicina do Adolescente, 157 (8), 746-752. Obtido em https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/481398
  14. Wang, F., Wild, T. C., Kipp, W., Kuhle, S., & Veugelers, P. J. (2009). A influência da obesidade infantil no desenvolvimento da autoestima. Relatórios de saúde, 20 (2), 21-27. Obtido em https://search.proquest.com/openview/96ba1bfae7450b33888c4eff2f882169/1?pq-origsite=gscholar&cbl=46838
  15. Por que a autoestima é importante para a saúde mental. (2016, 12 de julho). National Alliance on Mental Illness. Obtido em https://www.nami.org/Blogs/NAMI-Blog/July-2016/Why-Self-Esteem-Is-Important-for-Mental-Health