Mulher sentada à mesa com a cabeça nas mãos, estressadaEstresse muitas vezes é definido como uma resposta corporal às demandas da vida. Mas também existem aspectos emocionais e mentais do estresse. É experimentado como pensamentos e sentimentos, bem como no corpo. Outra maneira de definir o estresse pode ser como uma resposta interna e condicionada às pressões externas.

Os profissionais de saúde mental geralmente ajudam as pessoas a reduzir e controlar o estresse. Eles também podem ajudar as pessoas a lidar com outros problemas de saúde mental que se desenvolveram ao lidar com altos níveis de estresse durante um período de tempo.

O que é estresse?

O American Institute of Stress chama o estresse de 'o principal problema de saúde da América'. Em muitos casos, o estresse que os americanos experimentam hoje é uma resposta a ameaças psicológicas. Algumas dessas ameaças podem ser perder o emprego ou procurar emprego, a morte de um ente querido ou problemas de relacionamento. Qualquer uma dessas situações pode ocorrer mais de uma vez no decorrer da vida.

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O estresse evoluiu na forma de um lutar ou fugir resposta. Esta resposta foi uma reação a ameaças físicas à vida de alguém. A resposta de lutar ou fugir causa os aspectos físicos do estresse, que aparecem quando a adrenalina e o cortisol são liberados na corrente sanguínea. Esses hormônios causam aumento do fluxo sanguíneo, coagulação e elevação da freqüência cardíaca, pressão arterial e açúcar no sangue.

A resposta ao estresse é imediata e incontrolável. Alguém com altos níveis de estresse pode experimentar esses aspectos físicos várias vezes ao longo do dia. Níveis consistentemente altos de estresse podem fazer com que as pessoas desenvolvam doenças como hipertensão, derrame, diabetes, dor crônica e ataques cardíacos.

Sintomas de estresse

O estresse pode ter sintomas físicos, mentais e emocionais. O estresse afeta as pessoas em diferentes níveis. Pode ajudar a identificar quais partes de nós mesmos estão sendo afetadas pelo estresse. O estresse pode afetar as pessoas em um nível, como apenas mentalmente, ou em vários níveis, como físico e emocional.

Os sintomas físicos de estresse incluem:

  • Dores de cabeça
  • Insônia
  • Fadiga
  • Dor de estômago
  • Dor corporal
  • Acne ou erupções
  • Problemas digestivos

Os sintomas mentais de estresse incluem:

Os sintomas emocionais de estresse incluem:

Se você está preocupado com a forma como qualquer um desses sintomas o está afetando, não há problema em pedir ajuda. Conversar com um terapeuta ou médico de confiança sobre seu estresse pode ajudá-lo a aprender como controlá-lo.

O que causa estresse?

O estresse nem sempre é causado por um evento negativo. Algumas experiências de vida positivas podem ser tão estressantes quanto as negativas.

O Inventário de Estresse Holmes-Rahe indexa eventos estressantes comuns e usa um valor numérico para classificá-los. Ele usa esses valores para determinar o potencial de uma pessoa para ficar doente como resultado do estresse. Alguns estressores comuns na vida, muitos dos quais aparecem no inventário de estresse, incluem:

  • Perder um emprego ou começar um novo emprego
  • Divorciar-se ou terminar uma relação
  • Casar
  • Ser discriminado
  • Experimentando uma mudança na situação financeira
  • Acompanhar as notícias ou política
  • Ter um filho
  • Em movimento
  • Começando ou terminando a escola
  • Experimentando uma perda
  • Ser diagnosticado com uma doença grave

Para muitas pessoas, esses eventos são partes normais da vida. Nem todo mundo passa pela experiência de divórcio, casamento ou de ter um filho. Mas muitos sofrerão discriminação, perderão um emprego, terminarão ou passarão por outro evento importante ou secundário.

Para a maioria das pessoas, o estresse é uma parte da vida que não leva a lugar nenhum. Mas pode ser mais fácil gerenciar em quantidades menores, especialmente quando outros fatores ajudam a atenuá-lo. Um casamento, por exemplo, é geralmente considerado um evento feliz. Embora possa ser estressante planejar e se preparar para a cerimônia, a emoção vivida pelo casal pode ajudar a reduzir os efeitos físicos e mentais de seu estresse.

Mecanismos de enfrentamento insalubres para o estresse

As pessoas também podem desenvolver métodos para lidar com o estresse. UMA mecanismo de enfrentamento é uma resposta que se desenvolve com o tempo para ajudar alguém a lidar com uma força externa avassaladora, como o estresse. Alguns mecanismos de enfrentamento funcionam como ferramentas saudáveis ​​para controlar o estresse. Muitos outros não são saudáveis ​​e podem aumentar os efeitos negativos do estresse em vez de reduzi-los.

Alguns exemplos de mecanismos de enfrentamento potencialmente prejudiciais para o estresse incluem:

  • Beber álcool em excesso
  • Fumar
  • Comer emocional
  • Uso de drogas ilícitas
  • Jogos de azar
  • Compras
  • Auto-mutilação

A terapia pode ajudar as pessoas a identificar um mecanismo de enfrentamento prejudicial ao estresse e desenvolver um mecanismo saudável para usar em seu lugar. Se uma pessoa usa um mecanismo de enfrentamento doentio para lidar com o estresse de longo prazo, ela pode acabar com um problema secundário de saúde mental.

Os indivíduos podem começar a usar um mecanismo de enfrentamento prejudicial à saúde para diminuir a dor física, mental ou emocional causada pelo estresse. No entanto, a automedicação contínua ou a automedicação contínua usando o método podem levar a uma dependência dele para lidar com o estresse. No caso do vício, isso pode levar a eventos de vida mais estressantes, como doenças físicas ou desemprego. Outros mecanismos de enfrentamento prejudiciais podem fazer com que as pessoas desenvolvam problemas de saúde mental como resultado do sentimento de desesperança, isolamento ou vergonha.

Como o estresse afeta a saúde física e mental

Poucas pessoas negarão que foram estressadas pelo menos uma vez na vida. Mas, para muitos, o estresse pode ser contínuo e insuportável. O estresse crônico pode contribuir para vários problemas de saúde mental e física. A pesquisa relacionou altos níveis de estresse a:

  • Insônia ou hipersonia
  • Sentindo mais ou menos fome do que o normal
  • Auto-acalmante com drogas ou álcool
  • Mudanças no humor ou saúde mental
  • Menos produtividade e prazer no trabalho
  • Problemas de intimidade
  • Enxaqueca
  • Dor crônica
  • Problemas de raiva
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Perda de prazer em atividades sociais
  • Ataque cardíaco e derrame

Quando essas queixas ocorrem como resultado do estresse, podem desaparecer quando a situação estressante for resolvida. Mas também podem se tornar graves se presentes a longo prazo. O tratamento de um médico ou profissional de saúde mental pode ser necessário, especialmente se o estresse persistir.

Referências:

  1. O estresse crônico coloca sua saúde em risco. (2016, 21 de abril). Obtido em https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/stress/art-20046037?pg=1
  2. Ficha informativa sobre estresse. (n.d.). Obtido em http://www.nimh.nih.gov/health/publications/stress/index.shtml
  3. Scott, E. (2018, 31 de janeiro). Respostas prejudiciais ao estresse e maus hábitos comuns. Obtido em https://www.verywellmind.com/unhealthy-responses-to-stress-bad-habits-to-avoid-3145260
  4. Estresse: o problema de saúde nº 1 da América. (n.d.). Obtido em http://www.stress.org/americas-1-health-problem